terça-feira, agosto 07, 2007

Um trem por Nuremberg

"Assim como ele deve ter feito, eu sentei na janela, pacificamente assistindo aos reflexos dos campos gramados; às vilas com as pequenas e doces igrejas encrustadas aos pés das montanhas; e às pitorescas estacões, cheias de criancas com seus casacos e mochilas coloridas.” (traducão livre de um trecho de “Snow”, descrevendo uma viagem de trem na Alamanha).

Comprei por 33 euros uma passagem que dava direito a até 5 pessoas viajarem durante o domingo inteiro em trems de baixa velocidade entre Munique e Dresden. Entre as duas, está Nuremberg, que paramos para um reconhecimento de cinco horas entre um trem e outro. Saímos às 7 da manhã (eu ainda me assombro com algumas coisas me convencem a acordar cedo) e meu mau humor (acordo sim, mas fico emburrado) só passou quando chegamos em Nuremberg, após eu ter dormido mais um pouco no trem.

Nuremberg foi uma cidade importante ainda durante o império romano. Entretanto, o que sabia sobre ela era sobre sua importãncia durante o nazismo. Hitler a declarou “Capital ideológica do Nazismo”. Ela foi central na confeccão da retórica nazista e na propagacão das idéias anti-semitas. Era lá que Hitler realizava as convencões monumentais do Partido Nazista. Lá foi gravado “O triunfo da vontade”, filme assustadoramente fascinante de Leni Riefenstahl.

Mas pouco achei sobre a Nuremberg nazista. Certamente, para encontrá-la deve-se ter mais tempo ou um guia da cidade. Isso me decepcionou um pouco, pois fiquei tentando adivinhar onde aconteceram as cenas de “O triunfo da vontade”. Ao entrar no castelo, o qual domina a paisagem da cidade, não poderia deixar de imaginar Hitler seguindo o mesmo trajeto. E o lugar emana mesmo um certo ár grandiloquente. Ou será que era por que eu estava ouvindo Wagner no ipod? Ou será por que todo mundo tem um ditadorzinho dentro de si e eu estava ali em contato com o meu? …

Nuremberg hoje é a segunda maior cidade da Bavária e continua sendo economicamente importante, pois é um pólo industrial (as indústrias, felizmente, estão longe do centro). Como uma cidade cuja história é tão longa e rica, ela não poderia deixar de ser muito interessante. Foi um passeio super agradável. Depois foram mais algumas horas de trem para Dresden, lendo "Snow", de bom humor.







Cena famosa de uma das convecões anuais do Partido Nazista. Hitler é o carinha do centro

Nas paradas do Partido Nazista

Após a guerra

A caminho do castelo



Num dos muitos pátios internos

Vista panorâmica da cidade, olhando de um dos mirantes do castelo

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hej Ulysses

How are you?

You have been to Nürnberg? It's a nice city. Have you also been to other cities in Germany? I hope you enjoyed your trip.

Bye
Christopher

2:35 PM  
Blogger Jellyfish said...

Hi Chistopher,
yes, the trip was great. I really like Germany.

2:48 PM  

Postar um comentário

<< Home