terça-feira, agosto 07, 2007

Munique, dia 3

Com o centro de Munique já bem andando, no último dia inteiro na cidade fomos para Schloss Nymphemburg, um palácio mais afastado do centro e ao qual o guia da Michelin dava 3 estrelas, cotacão máximo dada por esse arrogante guia francês (digo arrogante porque ele informa tudo, em detalhes, sobre museus em geral e especificamente os de arte antiga, mas não diz uma palavra sobre um bom clube pra se sair à noite).

Palácio gigantesco, com jardins bem cuidados, parque para bem servir à nobreza que morava ali. Tudo dentro dos conformes de um lugar deslumbrante. Só com um detalhe: eu já vi muitos deste tipo de lugar e este, particularmente, não me deslumbrou. É legal, lindo e tudo mais, mas só.

Na volta pro centro (após conseguirmos, com muito esforco, comprar um ticket para o bondinho), fomos até a catedral de Munique, já que este é o cartão postal da cidade. A arquitetura da catedral é bem interessante, totalmente diversa do estilo gótico, que domina as catedrais alemãs. Como as catedrais góticas, no entanto, a igreja é muito mais bonita por fora do que por dentro. Aliás, talvez esta seja uma questão de gosto pessoal meu, mas a imensa maioria das igrejas é muito mais fascinante por fora do que por dentro. As pessoas deveriam rezar do lado de fora, olhando para as torres das igrejas...

Depois desta parada religioso-arquitetônica, mais uma vez nos dividimos. Sérgio queria ir a vários museus (acabou entrando em 5... impressionante) e eu decidi aproveitar o sábado de sol deitado na grama do jardim inglês, lendo um livro.

Segundo Sérgio, a tarde dele foi ótima, indo de um museu pra outro. A minha, foi fenomenalmente simples e tremendamente prazeirosa. De fato, escolhi um pedacinho do parque, ao lado de um canal, numa sombra, como convém aos branquelos como eu, e fiquei só de sunga lendo “Snow”, livro do autor turco que ganhou o prêmio nobel, o qual comprei em Estocolmo. Vez em quando entrava no canal e deixava a correnteza me levar um pouquinho. Sério: é incrível estar num lugar como aquele em pleno centro da cidade.

Em Schloss Nymphemburg




Catedral símbolo de Munique


Mais uma vez no English Garden


Para a série "céu de verão europeu enquanto estou deitado num campo gramado"