segunda-feira, setembro 03, 2007

Um ano e uma semana em Lund

A semana passada foi especial: completei exatamente um ano vivendo em Lund. Lembrei muito de como foi minha chegada em 28 de agosto de 2006 e reparei sem surpresa como minha perspectiva e expectativas mudaram (ou não) após um ano.

Há um ano, eu procurava por descobertas e tudo era basicamente um descobrimento. Tudo precisava ser vivido, conhecido e experimentado. A ansiedade ao mesmo tempo que não permitia relaxar, me incentivava a não perder nada, a não deixar de falar com ninguém, a não ficar dormindo, s não descansar tanto no fim de semana. Hoje, sinto-me senhor de Lund. Sei onde ir e quando ir. Sei também onde NÃO quero ir e NÃO quero fazer. Apesar de mais seletivo, meu desejo de aproveitar todas as oportunidades que me parecam interessantes não mudou.

Se fosse fazer um balanco deste um ano vivido em Lund (e já fazendo o tal balanco) eu diria que fiz quase tudo que quis. Viajei para lugares em que sonhei conhecer, fiz grandes amizades e desbravei e me surpreendi imensamente com o quão interessante é estudar Direitos Humanos. E mudei bastante, como tinha de ser. Não como se fosse dividir minha vida em antes e depois, mas como quem se conhece um pouco mais e passa a ser mais parecido consigo mesmo, como quem conhece mais suas fraquezas e se orgulha e até se apaixona por elas. Sinto-me mais ordinário e, ao mesmo tempo, mais singular em minha ordinariedade.

Mas a grande coisa, a grande novidade, parece-me ser um jeito mais calmo de viver, no qual estou dando os primeiros passinhos. Continuo sendo excitado demais, animado demais, ansioso demais. Entretanto, acho que estou alguns graus mais calmo agora e isso é maravilhoso. Talvez eu também esteja ouvindo melhors as outras pessoas, com um interesse mais sincero. Ou talvez isso seja apenas otimismo meu.

E agora estou às portas do segundo outono sueco. Da minha janela, vejo o forte vento do sul da Suécia soprando e comecando a derrubar as primeira folhas amareladas das árvores. Devo viajar um pouco menos neste outono (apesar de já ter 3 viagens agendadas) e me dedicar muito a minha tese de mestrado, o que imagino que será trabalhoso, mas também prazeiroso. Quero passar muito tempo nas bibliotecas e viver este momento acadêmico da melhor forma possível, pois não sei se farei um doutourado algum dia. Quero registrar aqui todo o desenrolar da tese.

Pra terminar, iria colocar um vídeo que fiz ainda em Brasília, quando estava preparando minha mudanca, já com uma saudade imensa de meu pequeno apartamento, mas o vídeo era grande demais pra ser colocado aqui... Mas, ainda sobre "mudancas", mudar é um saco, mas é também enriquecedor, pois se passa a vida um pouco a limpo ao juntar (e jogar fora) tantos objetos que acumulamos. Minha próxima mudanca, provavelmente, será de volta à Brasília.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ulysses,

Belo texto, me fez lembrar das nossas mudanças em João Pessoa nos tempos de UFPB.

Se cuida.

2:31 AM  

Postar um comentário

<< Home