segunda-feira, agosto 20, 2007

Dia 2. Lund

Acordei por volta das nove da manhã, mas não acordei ninguém, pois sei que uma viagem intercontinental cansa muito. Fiquei jogando meu videogame até umas onze da manhã, quando maínha e Becu comecaram a acordar. Tomamos café da manhã e saímos pra passear pouco depois do meio dia.

Dia bonito, temperatura amena, saímos sem pressa. Chegando no centro, a catedral estava aberta e entramos para visitá-la. Como se trata de uma catedral protestante, o interior da igreja é extremamente austero, quase sem ornamentos. A excecão é o belo relógio astrológico, os enormes órgãos e as catumbas no subsolo da igreja, que lhe prestam um interesse maior. Sempre digo que igrejas são mais interessantes por fora do que por dentro. No caso da Catedral protestante de Lund, acho difícil não concordar comigo. A parte de trás da Catedral, então, é linda.

De lá fomos pro Museu Kulturen, maior museu de Lund e um dos mais interessantes de toda a Escandinávia. O museu tem exposicões temporárias de arte moderna e contemporânea, mas sua parte permanente trata da vida sueca na idade média. O Museu é na verdade uma vila, na qual se caminha a céu aberto, por entre as casas que explicam o modo de vida medieval, tanto de nobres, quanto de plebeus. É muito interessante e meus visitantes pareceram adorar a visita. As exposicões temporárias também nos divertiram bastante. Uma era sobre o "ovo" e a outra sobre a "Luxúria". Tive que censurar uma foto em que maínha e Becu estão entrando numa vagina "à la Almodovar", mas se alguém pedir eu publico.

Quando saímos do Kulturen o sol estava brilhando e, antes de ir pra Malmö, paramos na praca central para tomar uma cerveja e com nachos. Claro que maínha e Becu (como qualquer brasileiro) se assustaram com o preco salgado da cerveja na Suécia, mas pelo menos "o copo é muito grande".

Depois da cerveja, pegamos o trem pra Malmö.

Numa ruazinha perto de casa, indo pro centro

Becu em frente ao Grand Hotel de Lund

Maínha olhando pra Catedral Protestante

Nas catacumbas da Catedral

Atrás da Catedral Protestante, já indo pro Kulturen


No Museu Kulturen, em uma sala de música para a nobreza

Nos jardins medievais

Nas ruelas medievais do Kulturen

Entrando em uma casa medieval típica. Tem que se abaixar...

Na igreja do museu. Os olhinhos de maínha brilharam ao entrar nessa igreja. Aliás, estava na face inteira dela que ela adorou o lugar

Numa das exposicões do museu, sobre a importância dos "ovos" na cultura mundial. Esta sala representava o lado interno do ovo

Maínha em dose tripla

Brincando nos espelhos

Uma cerveja antes de ir pra Malmö