quarta-feira, setembro 05, 2007

Longo dia de um semestre tese adentro

Antes de adormecer lá pelas quatro da manhã, pensando e re-pensando coisas relevantes e besteiras desnecessárias, inúteis ou simplesmente más, decidi não ir pra aula de "teoria e método", pois achei que iria muito mais nervoso do que aprender qualquer coisa. Acho que fiz bem.

Como não fui pra aula, fui até Malmö me afastar um pouco da universidade e fazer compras (santa e cara terapia). Comprei duas calcas jeans, um cachecol novo e livros de ficcão. Andei um pouco, comi num chinês, tomei café na bela lilatorget e levei a máquina fotográfica pra consertar. Na assistência técnica, o técnico disse que o sistema ótico da máquina estava danificado e que não valeria a pena consertar, mas disse que poderia fazer uma tentativa radical, seu eu permitisse. Dei minha permissão e ele segurou a máquina em uns locais especiais e a bateu com toda forca sobre a mesa. Quando tentou ligar de novo, a máquina funcionou. Ah se todo conserto fosse assim! Mas ele disse pra não tentar fazer aquilo sozinho. E não farei. Se quebrar de novo, levo a máquina lá mais uma vez pra uma batida.

Agora à noite, depois de mais pesquisas, tentando encontrar o foco perdido da tese, cheguei à conclusão que eu não tenho um tema ainda, como eu achava tinha. Eu tenho um campo no qual quero escrever, mas não tenho tema.

"Muita hora nessa calma," como dizíamos nos tempos da faculdade de Direito. É o que preciso agora. E um pouco de orientacão também. Amanhã tentarei conversar com alguns pesquisadores da Universidade.

E continuo comendo horrores. Hoje fiz um jantar (cuscus marroquinho com uma porrada de coisa) que dava pra alimentar umas três pessoas. E agora, meia-noite, estou com fome de novo. É hora de umas fatias de pão com nutela...

Becu, vou lembrar de você e tentar seguir seu conselho. Mas só depois de re-encontrar o foco da tese. :-)