segunda-feira, fevereiro 19, 2007

O dilema da extensão do Copyright

Estou ausente do blog porque tenho que terminar uma pesquisa para a disciplina de copyright nesta quinta-feira. Por alguma razão masoquista, escolhi como tema a questão da extensão dos direitos de copyright nos Estados Unidos, matéria na qual tenho uma posicão diametralmente oposta à da chinesa que leciona a matéria. Resultado: bati de frente com ela e tive que resistir para não perder a calma, pois as aulas terminaram e ela nem me deu uma opinião convincente, nem aceitou um milímetro dos argumentos dos autores que encontrei. Assim, tenho que fazer uma pesquisa razoável para que, apesar de contrariada, ela me aprove.

Não posso negar, a disciplina de copyright foi frustrante. A professora é uma das diretoras da Organizaão de Defesa da Propriedade Intelectual e as aulas pareciam o ensinamento de uma religião. Mais de 20 horas de aula se passaram e não foi apresentado um efeito negativo do copyright. Era como ter aula de liberdade religiosa lecionada pelo papa or pelo presidente do Irã. Pelo menos, do ponto de vista normativo, foi OK. A OMPI forneceu uma porrada de material de boa qualidade.

Mais uma confissão: estou louco para terminar esta pesquisa, que está me deixando mais cansado do que deveria, pra poder estudar melhor Direitos Econômicos, Sociais e culturais, que já defini que serão o tema da minha dissertacão.

Ah, é carnval, né? Se não fosse pela leitura da folha de São Paulo, eu nem teria notado. O meu carnaval será no próximo fim de semana, mas não vai ser nada parecido com o do Brasil.