quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Fim de uma longa jornada de uma semana em indenificão

Semana passada andei esquisito, oscilando entre estar Ok e estar péssimo, sem nenhuma razão específica, mas com várias razões infundadas se revezando. Ontem tirei o dia para organizar meu quarto, minha roupa, meus papéis, em uma tentativa de, no final, sentir-me mais organizado. Esta estratégia costuma dar certo e, realmente, hoje me sinto mais centrado, o que me permitiu estudar mais objetivamente e com melhor absorcão. O fato de ter recebido o resultado da prova de Direitos Humanos (fui aprovado com distincão) também me injetou algum ânimo.

Hoje também tive duas aulas fantásticas. Discutimos sobre a questão da anistia em tratados de paz. O professor de Direitos Políticos e Civis trabalha na ONU com a matéria e participou da confeccão do acordo de paz do Timor Leste; um debatedor era o embaixador da Noruega para paz e Democracia, que trabalhou em várias mediacões de conflito; outra mediadora trabalha como enviada especial da ONU e acabou de concluir uma análise para o ONU sobre o papel dos direitos humanos na elaboracão dos tratados de paz; ainda presente estava um representante da Organizacão Internacional do Trabalho, que prepara recomendacões de níveis mínimos de direitos (não apenas relacionados ao Direito do Trabalho) a serem seguidos e incluídos em acordos de paz.

Foram duas aulas com duracão total de quatro horas. O tempo passou rápido demais, infelizmente. Já fui à várias aulas e palestras dadas por gente importante aqui em Lund (como o último governador inglês em Hong Kong, responsável pela transicão do país de volta ao domínio chinês; ou o procurador-geral do Tribunal Internacional dos Crimes Praticados em Ruanda), mas, ainda assim, é raro uma reunião como a que aconteceu hoje. E como eram aulas (e não palestras abertas), éramos apenas 25 pessoas, o que nos permitiu um contato melhor e a oportunidade de realmente fazer perguntas (mais de uma) aos debatedores.

Enfim, foi um ótimo dia.
Amanhã terei uma aula sobre derrogacões da Convencão Internacional de Direitos Políticos e Civis. Também promete.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Ulysses!

Em primeiro Lugar meus parabéns pela aprovação COM DISTINÇÃO! Tenho certeza que foi mais que merecido.
Também tenho isso de organizar as minhas coisas pra me sentir mais aliviada e conseguir pensar melhor...
E tb sou fã de Clarice Lispector. Eu só tinha ouvido falar dela, nunca tinha lido nada, até que no dia 08/03/04, quando eu tinha acabado de me mudar pra Brasília, fui a uma leitura de textos em homenagem ao dia das mulheres. Leram um trecho de uma obra dela que me encantou. Depois disso, to lendo tudo dela que encontro.

Tenha uma boa semana.

Alessandra

1:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi!!!
Parabens pela aprovacao!!! Bem, meu curso comecou e por enquanto tudo indo bem!!! Ah... vou passar o carnaval aqui trabalhando no processo do Lyndon, mas tudo bem. e vc???
Antes q que esqueca, fique bem, viu??? Aproveite as oportunidades, vc merece. bjao!!!
Karla

6:39 AM  

Postar um comentário

<< Home