quarta-feira, janeiro 24, 2007

O que mais fazer em Colônia?

Quero terminar de escrever sobre esta viagem de fim de ano o mais rápido possível (agora) pois já faz mais de três semanas que eu cheguei em Lund e quero falar coisas daqui, fatos comuns, rotina de biblioteca (que é muito agradável e sempre penso em algo que acho merecedor de um texto). Ademais, quero terminar de falar sobre a última viagem à Alemanha antes de voltar à Alemanha, o que acontecerá depois de amanhã!!!

Assim, vamos resumir um pouco o que há mais de melhor em Colônia, que não é maior cidade alemã e nem é a capital do Estado onde fica, mas como tem coisa pra fazer...

O Museu Romano de Colônia só podia ser muito bom, pois a cidade foi um grande centro do império romano na região onde fica a Alemanha, mas, confesso, depois de Atenas e do Ludwig, não consegui lhe dar a atencão merecida. Era muita coisa fantástica na lembranca.

Mas uma coisa me chamou muito a atencão e me deixou intrigado ao ponto de eu não respeitar a regra de "no photos" do museu. Olha essa foto abaixo: os romanos, ao mesmo tempo, inventaram o design das havaianas e da coca-cola?


E depois de Catedral, museus (inclusive tem o museu do chocolate, que não tive tempo de ir) e outras igrejas de interesse, o que Colônia tem de melhor mesmo é a sua animada vida noturna. Legal é passear pelos becos do centro histórico, descobrindo uma pracinha, um biergarten (literalmente: um jardim para beber cerveja), um pub de jazz, um barzinho aconchegante... e o que o notívago se permitir.

O centro histórico tem ruelas bem mais legais, mas essa foi a única em que tirei foto. Por que? não sei.

Admitamos: não tava tão frio assim pra patinar no gelo...

Pubzinho de jazz no centro histórico: um daqueles raros lugares em que todo mundo parecia estar em sintonia, alegres, descontraídos e ouvindo um banda muito boa.

Sombra de um andarilho noturno brasileiro:

Vitrine de uma loja de água de Colônia (não precisa muito pra saber que o nome é referência à cidade onde foi inventada). Bem que eu queria compará-la com fotos tiradas no carnaval de Colônia. Mas, definitivamente, não vai ser esse ano. "Ulysses, você não pode..."