quarta-feira, janeiro 24, 2007

Colônia, pra comecar bem 2007

Como já havia dito, fui muito bem informado de que o reveillon em Colônia era muito bom. Realmente, a passagem do ano às margens do rio Reno foi algo fantástico. Desde às 23:00 já se ouvia várias fogos de artifício em ritmo crescente. Perto da meia noite vários barcos pararam estrategicamente entre as duas pontes principais da cidade e à meia-noite todos os barcos acionaram suas "buzinas" informando que 2007 havia chegado. Neste momento o barulho dos fogos e das bombas era ensurdecedor e partia de todos os lados, das duas margens do rio, das duas pontes e dos próprios barcos, explodindo em cima de nossas cabecas e em 360 graus ao nosso redor.

Interessante é que os fogos, que duraram quase 30 minutos foram todos acionados por pessoas que estavam lá e pelos prédios e hotéis circunvizinhos e navios que estavam no local, ou seja, não foi nenhum evento oficial, como acontece no Rio de Janeiro.

É interessantíssimo, mas também algo anárquico. Bombas e fogos explodiam bem perto e mal se podia caminhar sem quase tropecar em alguém acionando alguma coisa.

Fogos à parte, a cidade, que já tem um clima super alegre, estava numa descontracão que os brasileiros acham difícil encontrar na Alemanha. Bares lotados e animados. E cerveja, MUITA cerveja. Colônia, aliás, é muito orgulhosa da própria cerveja, chamada Kolsch. Esse tipo de cerveja é patenteada e só pode ser fabricada em 11 cervejarias da própria cidade de Colônia, das quais, obrigatoriamente, deve ser possível ver a catedral da cidade.

Espero que o reveillon de todos tenha sido animado e que 2007 seja fantástico para todos nós.

As fotos transmitem o clima da virada:





Esse é um vídeo gravado segundos antes da meia noite... e uns segundinhos após...