domingo, janeiro 21, 2007

Atenas VI: Ágora

Por incrível que pareca, deixei para ir na Ágora no último dia em Atenas. Confesso que estava com muito de medo de ela estar fechada e eu deixar de ir lá, pois é um lugar que sempre quis visitar, já que setudei e gosto muito da filosofia de Sócrates e Platão.

Felizmente, o lugar estava aberto e foram algumas horas muito legais. Apesar de que, eles não fazem nenhuma referência aos dois filósofos, o que achei uma pena. Tudo bem, a Ágora é um conjunto de edifícios e ruínas de diversas épocas, que tiveram inúmeras funcões públicas e privadas: uma verdadeira panacéia. Mas não custava informar que alí se desenvolveu boa parte da filosofia grega.

Mas nem tudo foi esquecido na Ágora: há referências ao meu nome!!!

Ulysses em grego é pronunciado "Odysseas". E na Ágora há expressa referência à Odisséia e à Ilíada. Eu tenho mesmo boas razões pra gostar de meu nome. As duas estátuas que estão ao meu lado numa das fotos abaixo (infelizmente, sem cabeca) representam "Odysseas" em suas grandes aventuras, como demonstram as placas que estão logo em baixo de cada uma das esculturas. Foi uma sensacão muito legal estar alí.