terça-feira, outubro 24, 2006

Naquela noite, o muro caiu

Em 1990 o U2 foi pra Berlin gravar o seu mais importante trabalho. Era a cidade onde o mundo estava acontecendo. Rita Lee foi lá até antes dos irlandeses. Assim que soube da queda do muro, pegou um avião pra Berlin pra ver o que estava acontecendo (honestamente, minha lembraca é meio vaga se ela realmente foi ou se quis ir, mas acho que foi).

Este não é um relato cronologicamente fiel.

...Ainda no primeiro dia, fui aos marcos resultantes da segunda guerra mundial. Uma mínima parte do muro de Berlin está lá. Atrás dele, o museu “Topografia do terror”, explicando o funcionamento da máquina nazista e detalhes do julgamento de Nuremberg. Ali perto, está o Checkpoint Charlie, onde tanques do oeste e do leste se entreolhavam. Estes lugares, numa área de poucos quarteirões, fizeram-me emudecer. O plano era seguir para o Jewish Museum, mas a visita perdeu o sentido após o Checkpoint. Não me sentia triste, mas sim carregado de tantos acontecimentos veementes. Estava energizado.



Ao lado do Checkpoint Charlie, pode-se ler sobre a sucessão de eventos que levarão à construcão do muro. Ao final, lê-se que:


Na noite de 9 de novembro de 1989, o governo da Alemanha Oriental, tentando evitar o êxodo de Alemães via Hungria, permitiu a visitacão para o lado ocidental.
Naquela noite, mais e mais alemães se juntavam à frente do Checkpoint Charlie.
Naquela noite, eles insistiam em exercitar seu novo direito imediatamente...
Naquela noite, o muro caiu.

Não dá pra visitar nenhum outro lugar depois de ler isso. Só havia uma coisa a fazer: tomar um expresso no Café Adler. Ele sobreviveu ao muro.