quarta-feira, junho 27, 2007

Lund na tranquilidade do verão

Estou de volta à Lund. Estava com saudade.

Tive uma sensacão nova durante o vôo da Alemanha para a Dinamarca ontem. Pareceu-me, especialmente durante o pouso, que eu estava em um vôo comercial no Brasil. Especificamente, senti-me como se estivesse voando de Brasília para Belo Horizonte, não sei exatamente o porquê, talvez porque já conheco bem o aeroporto de Copenhagen ao ponto de me sentir muito calmo nele (aeroportos normalmente me estressam). Foi uma sensacão muito agradável.

Lund fica semi-vazia no verão. A esmagadora maioria dos estudantes viaja para as casas de suas famílias e a impressão é de que a cidade está se arrumando para receber os novos estudantes em agosto. Hoje, passeando pela cidade, vi lojas sendo pintadas; há uma pequena reforma no edifício central da universidade e alguns edifícios de moradia para estudantes também estão sendo renovados. Nas ruas, pouca gente, mais silêncio ainda.

Estou cansado da viagem que acabei de fazer. Talvez esteja um pouco resfriado, mas acho que estou mesmo é exausto da intensidade dos últimos dias, especialmente do Southside Festival. Lund, então, está perfeita pra mim.

Ademais, há alguma coisa sobre cidades semi-vazias que me dá um prazer extra. Adoro Brasília nas ocasiões em que todo mundo viaja, como feriadões e férias de verão. Tudo fica mais agradável. Lembro com carinho do carnaval de 2006 que passei lá e fui ao cinema todos os dias. O multiplex do casa park estava sendo inaugurado e não tinha quase ninguém nas salas. Lund está assim agora, ainda mais contemplativa. E está nublado hoje, sem a alegria às vezes cansativa do verão.

Agora é hora de me organizar. Há muito material dos cursos do semestre passado que quero catalogar e arquivar; há muita coisa que quero selecionar para minha tese, que espero comecar a escrever em breve; há muita coisa que quero contar sobre essa última viagem; há alguns quilos que quero perder correndo todos os dias; há um livro fantástico pra terminar de ser lido (the world according to gasp); há muitos emails pra serem respondidos; há muita roupa pra lavar (meu jeans está pesando o dobro com tanta lama que está encorstada nele); e há a próxima viagem pra se planejar. Mas quero fazer tudo com calma, no ritmo da cidade, harmonicamente.

Quero uma felicidade relaxada
Uma felicidade de quem assiste a uma tarde chuvosa pela janela
De quem adormece no meio da tarde lendo um livro
De quem dedica uma dia a ouvir atenciosamente um CD
De quem guarda carinhosa e organizadamente o material de estudo
De quem tem uma biblioteca toda pra si, 24 horas, sem pressão
De quem conta aos amigos das desventuras de uma grande viagem

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Welcome back in Lund!!!!!
Belo texto hein. Quero saber mais do festival na Alemanha. Baixei o album novo do QOTSA, começando a gostar!!!

Rapidinho que tou sem tempo, Zezinho foi aprovado no teste da Emb. Inglesa em BSB, viaja semana que vem e daqui a 7 dias vai passar mais uma semana em Londres, depois volta a BSB p/ trabalhar.

Abraço.

1:39 AM  

Postar um comentário

<< Home