sexta-feira, maio 18, 2007

Músicas sobre envelhecimento

Não que ainda esteja pensando nisso (nunca penso exatamente na mesma coisa por muito tempo), mas acabei descobrindo duas músicas sujas letras falam exatamente sobre o envelhecimento e são fantásticas.

- Losing My Edge, do LCD Soundsystem
- No Pussy Blues, do Nick Cave

Interessante é que elas são extremamente pessoais, autobiográficas mesmo. Na primeira, James Murphy se vê sendo ultrapassado por garotos de Londres, Paris e Berlin, que têm músicas, influências, amigos e tudo o mais melhor que ele. Ele admite que são pessoas legais, mas deixa escapar certo e sincero ressentimento. A melodia é repetitiva, aproximando-se de ser chatinha, e serve apenas de pano de fundo para James Murphy desabafar. A música me lembrou os cantadores de viola do nordeste, fazendo poesia sobre a mesma melodia, que nunca muda. Em ambos os casos, o que importa é a letra, que no caso de "Losing My Edge" é fantástica. Teria que ser, pois esse é o tipo de música que eu normalmente passaria direto...

Na segunda, Nick Cave, roqueiro há mais de 25 anos, se vê no palco, com o rosto desfigurado pela vida que viveu até ali, sendo ovacionado por uma platéia muito mais jovem que ele. E tudo que ele pensa é que "acima de todas as coisas, ele deve se amar", pois no fundo ele está absolutamente transtornado com essa garota que, apesar dele já ter feito de tudo, simplesmente "não quer". Ao fim, ele conclui que a única coisa que lhe restou foi a música, a "no pussy blues". Essa música é genial em seu bom humor e dignidade patética.

E hoje, como já disse, tudo se encontra no youtube.

Losing My Edge


No Pussy Blues, ao vivo