sexta-feira, novembro 24, 2006

O que esperar de uma visita I - Helsingor

Este post e os seguintes relatam as pequenas viagens, passeios e saídas que aqueles que virão me visitar até 2008 devem esperar da Suécia e da Dinamarca.

Recebi meu primeiro visitante, Sérgio, no início desse mês de novembro. Como estava em pleno período de aulas, tudo o que pude oferecer foram viagens às redondezas, conhecimento da cultura local – incluindo várias bibliotecas -, da vida universitária e dos meus colegas de mestrado.

Aparentemente, foi o suficiente para uma viagem legal.

Comecemos pela visita à Helsingor, na Dinamarca, onde está o castelo de Kronborg. Foi nele em que viveu um personagem chamado Hamlet, criado por um tal de Shakespeare. E a fatídica questão do “ser ou não ser...” se passou lá.

Partindo da Suécia, pega-se um ferryboat de Helsingborg para Helsingor. A viagem dura só uns 15 minutos e é bem legal. Em novembro pode fazer frio, mas a paisagem enevoada dá a atmosfera adequada:


Chegando no castelo, você pode ser recebido por um cara legal, que vai dizer que você pode entrar:


Mas não espere uma audiência com o Rei logo de cara (A atual monarquia dinamarquesa não mora mais lá). Primeiro você terá que conhecer os subterrâneos, que são interessantes também. Detalhe: paga-se pra ver os subterrâneos, mas não dá pra ler nenhum dos cartazes informativos lá, a não ser que você compre uma lanterna na entrada do castelo. Ou seja, se você pagar só pra ver, você não vê. Ainda assim, é legal.


Depois, você volta pro pátio central e o atravessa pra ir na igreja.


Depois vai pra parte nobre do castelo, visitando as salas formais, quartos reais e o grande salão de baile (o maior da Europa no século XVI, eu acho):


Se você for engracadinho também, vai poder tirar uma foto pedindo a mão da princesa em casamento:


Há ainda o museu marítimo, que não é caro, mas também não tem quase nada de interessante. É só um meio de ganhar mais dinheiro com o turismo no castelo. Os próximos que me visitarem podem até querer conhecer, mas o farão sem minha companhia.

Preferirei passear pelo lado de fora do castelo:


Na saída, se você pegar o espírito da nobreza, vai tirar uma foto mais ou menos como essa:

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Enfim, fotos do Sérgio nesse Blog! Em 2007 será a minha vez de figurar nele, afinal, visitarei vc em breve!
Bjs,
Leila

6:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amigo...
Deu uma vontade de viajar... :)
Bjos,
KP

11:09 PM  

Postar um comentário

<< Home