quarta-feira, novembro 15, 2006

Fim da primeira disciplina

Foi uma disciplina estupidamente interessante.
Dificilmente poderia ter comecado melhor meu mestrado.

Após estudar direito internacional nos últimos dois meses, vejo como o Direito no brasil é lecionado com um olhar fixado unicamente no umbigo nacional. Foi uma bela abertura de ângulo de observacão a qual fui submetido em setembro em outubro.

Tive que estudar extra porque simplesmente não conhecia uma infinidade de textos legais internacionais que meus colegas conheciam bem.

Há duas semanas, a prova: uma análise e dez questões sobre a situacão, perspectivas e configuracões legais da problemática atual da Coréia do Norte. Os dados e as questões foram publicados no site da disciplina na segunda pela manhã e tínhamos que entregar nossas respostas por email até a manhã da quarta.

Não tenho a menor dúvida de que nunca aprendi tanto ao fazer uma prova. Enviei minhas respostas às quatro da manhã da terca, quando saí da biblioteca do Instituto Raoul Wallemberg. Estava realmente exaurido após escrever quinze páginas em inglês, com mais de cinquenta notas de rodapé e citacões bibliográficas diversas.

Voltei pra casa andando nas ruas vazias. Estava sem me conter de alegria e satisafacão. Ainda nem recebi o resultado, mas sei que REALMENTE fiz o melhor que pude e isso me deixa tranquilo.

A segunda disciplina comecou no dia seguinte: "Direitos Humanos".