quinta-feira, junho 28, 2007

Sttratford

Outro dia tranquilo e feliz: na segunda, enquato Steph trabalhava, eu e Julia fomos para Stratford Upon Avon, cidade onde Shakespeare nasceu e está enterrado.

Cidade pequena que parece viver unicamente em torno de seu mais ilustre filho. Depois de sair do trem, todas as placas indicativas levam ao lugar onde Shakespeare "provavelmente" nasceu.

A casa está lá, reformada no estilo em que "provavelmente" ela era na época do nascimento de Shakespeare. Para entrar, tem que pagar 8 libras (preco de estudante), o que achamos um absurdo, mas...

Dentro da casa, a tônica continua sendo a do "provavelmente". Ele provavelmente nasceu nesse quarto, provavelmente comeu ali, defecou ali, perdeu a virgindade ali, arrancou um dente acolá... ok, estou exagerando, claro, mas o lugar não tem a atmosfera que nos remeteria ao escritor. É um caca-níquel, nada mais. Não recomendo. Pra não dizer que a entrada não valeu nada, o jardim é extremamente bem cuidado e tirei fotos que gostei muito das flores de lá.

Depois da visita obrigatória, sentimo-nos livres para passear pela cidade, que é bastante encantadora. Seguimos às margens do rio, por um parque, bem devagar. Ao final, quase sem querer, chegamos à Trinity Church, onde Shakespeare está enterrado. E, pela primeira vez, parece que podemos ter certeza de algo: ele está mesmo enterrado ali. Não é apenas "provável". Mas Shakespeare merecia um túmulo melhor, pois do lado de fora igreja tem um cemitério muito mais pacífico do que o honorável lugar que lhe foi concedido no altar da Trinity Church. Passamos mais de uma hora só sentados num dos bancos do cemitério.









1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lindas fotografías!!!.
Parabéns.
Carmen

9:14 PM  

Postar um comentário

<< Home