domingo, janeiro 07, 2007

Trier

Trier é uma cidade do sudoeste alemão. Pequena, com apenas 100 mil habitantes, mas, como as demais cidades alemãs, parece ser muito maior e mais estruturada que uma cidade sueca do mesmo tamanho. Isso é realmente impressionante, levando em consideracão que as cidades suecas são bem estruturadas. Mas, comparadas às alemãs, elas parecem vilas.

Trier foi uma das mais importantes cidades da região que hoje é a Alemanha durante o Império Romano. Foi também um dos mais importantes centros da primeira fase do Cristianismo, por isso o conjunto de igrejas e de rinas das demais construcões romanas impressiona.

Mais recentemente, foi lá que nasceu e cresceu Karl Marx. Visitei o museu em sua homenagem, que fica na casa onde ele nasceu e passou a infância. É um museu interessante, pois não faz grandes louvacões ao homenageado. E no final, pergunta um pouco cético: Qual a importância de Marx no século XXI? Passei umas 2 horas lá, ouvindo tudo (as informacões estão escritas em alemão, mas pode-se pegar um aparelhinho que fala as mesmas informacões (resumidas) em inglês.

Lembrei muito de colgeas "meio-comunistas" que tenho no Brasil. É uma questão estranha pra mim: ser comunista nos dias atuais. Honestamente, não sei o que isso quer dizer. Quase todos os comunistas que conheco, no Brasil e aqui em Lund (como tem comunista aqui!) têm um padrão de vida nitidamente acima da média da populacão (tanto no Brasil como na Suécia)... mas o que quero dizer com isso? sei lá...

Hoje Trier é uma cidade universitária, tal e qual Lund, com ênfase na área de humanidades, tal e qual Lund. Senti-me em casa lá. No fim da tarde, como obrigacão quase religiosa, fui na feira natalina e fiquei bem "contente" com o glühwein.

Museu Karl Marx:

Pátio interno de um Monastério:

Ruína de edifício romano:

Um dos palácios da cidade: