sexta-feira, maio 11, 2007

Dia 3. Modern Art Musuem

Continuando o assunto de museus e as sensacões que eles fazem aflorar, não tem nada melhor do que museu de arte moderna. É uma atracão obrigatória em qualquer cidade que eu vou. Até entendo quem acha que arte moderna é um lixo sem sentido, pois às vezes tenho essa impressão sobre algumas obras ou até sobre algumas exposicões inteiras. Mas é que como tudo no mundo, tem arte moderna interessante e arte moderna totalmente desinteressante. E há também uma ponta de ignorância e preguica de tentar entender onde o artista quis chegar, quem ou o quê ele quis afetar, atacar, demonstrar ou destruir.

Mas eu não estou tão interessado em entender a arte moderna. Usando um verbo muito utilizado pelo Lúcio Ribeiro, o importante é se ela "causa" ou não. É por isso que em museus de arte moderna, mais do que em qualquer outro tipo de museu, não gosto de usar aqueles guias auditivos que explicam as obras. Que coisa mais chata são aqueles trambolhos! Parece que todos têm a mesma voz neutra, desapaixonada. Como diria um amigo meu, aquilo é muito broxante.

Quando vou num museu, especialmente de arte moderna, quero mesmo é deixar-me envolver, enlouquecer um pouco. Quase sempre me inspiro e penso em obras imaginárias que eu mesmo poderia fazer (algumas idéias eu acho sinceramente excelentes, mas esqueco alguns minutos depois). É por isso que gosto de estar no museu com o ipod ligado e com músicas especialmente selecionadas para a ocasião. Em Estocolmo, como já fiz em outros museus, estava ouvindo Nine Inch Nails. Acho que Leila e Jair também entraram na minha onda. Olha a gente (e nossas sombras) numa das salas no vídeo abaixo:


Em museu de arte moderna, por alguma razão que me escapa, é quase sempre proibido tirar fotos, mas só ficamos sabendo disto depois de tirar várias, pra nossa sorte.


Jair, caleidoscopicamente.

Do lado de fora, mais arte.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

KARALHO, esse vídeo no museu... uma obra de arte... gostei!!! gostei mesmo!!!! surreal!!!
abração!!!!

4:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Psicodélico esse museu!!!!!!!Confesso que fiquei um pouco mais louco!
Muito feliz pois estive nele com vc e Leila!

Jair.

11:10 PM  

Postar um comentário

<< Home