sexta-feira, abril 20, 2007

Tão azul que estava o céu...

Depois do Kremlim, com uma fome estupenda e sem a menor vontade de comer num Mc Donald's (ainda que fosse o histórico primeiro Mc Donald's da Rússia), comi muito bem num restaurante chinês.

É interessante como os servicos funcionam na Rússia. Nas áreas turística, o pessoal fala inglês, mas tudo é mais caro. Fora do centro, nenhum garcom fala inglês e o jeito é ir enrolando até conseguir o que quer.

Na primeira noite em São Petersburgo, por exemplo, comi num restaurante italiano. Pedi uma sopa e depois uma pizza. Veio primeiro a pizza e depois a sopa... vai entender.

Mas o traco mais fundamental dos servicos é que, apesar de profundamente capitalista, ainda é raramente profissional. E nos atendentes fico claro que os russos são profundamente estressados e mesmo pouco sorridentes. Sim, eles parecem mais duros, mais frios, mais castigados, por mais clichê que essa afirmacão pareca ser.

Ao final do almoco, a neve já caia forte. Saí do restaurante e entrei num café. Em menos de uma hora, tudo estava branco, com excecão dos ovinhos de Páscoa.