metrô: UAU!!!!!

Como a neve caiu pesado acima da superfície, meu primeiro passeio de verdade em Moscou foi subterrâneo. Pelo preco de uma passagem (algo em torno de 75 centavos de real), conheci umas doze estacões de metrô.
Saí da Rússia com a sensacão de que o metrô de Moscou e São Petersburgo são hoje as grandes contribuicõe práticas deixadas pelos tempos do comunismo. De fato, é o melhor, mais bonito e mais rápido sistema de metrô que já vi.
Estava andando com um austríaco e um alemão. Todos nós maravilhados com as estacões e a as plataformas de cada uma das estacões. O alemão achava um absurdo se gastar tanto dinheiro com a aparência desses "templos" de locomocão, "num país pobre". Eu divergi radicalmente: expliquei que achava (com meu normal exagero) que o dinheiro gasto alí fora p investimento mais bem feito de toda a União Soviética.
Sei que exagero na dose, mas mantenho minha posicão radical. Na União Soviética quase ninguém tinha carro e toda a populacão se beneficou com o metrô. E que sensacão boa deveria (deve) ser passar por aquelas estacões diariamente, já que elas trouxeram o luxo dos palácios para todo o povo.
Impressiona também o grau de profundidade do metrô. Parece que a escada rolante (também a mais rápida que já vi) não terá fim. Passa-se mais de um minuto descendo nelas em algumas estacões. Isso depois de já ter descido um pouco em escadas normais.
Das duas cidades, o metrô de Moscou é o mais impressionante. As fotos abaixo são de lá. A foto da escada rolante é de São Petersburgo.
Detalhe: ainda é oficialmente proibido tirar fotos no metrô, que é tão profundo porque foi construído também para servir de bunker em caso de guerras. Tiramos a maioria das fotos com um certo cuidado pra ver se tinha policial por perto, às vezes tendo que esperar um pouco, já que eles são quase onipresentes.







0 Comments:
Postar um comentário
<< Home