segunda-feira, dezembro 17, 2007

Pedacinhos do semestre que se acaba

Agora, a Suécia está quase sempre no escuro. Mesmo aqui, no extremo sul do país, o sol nasce às 10:00 e se põe às 15:00. Ainda assim, mal dá pra considerar que há sol durante cinco horas, pois ele mal sai do horizonte. Daqui há cinco dias, será o dia mais curto do ano. E faz frio, como faz frio. Ontem a temperatura caiu para cinco graus negativos.

Hoje foi o encerramento das atividades no mestrado. Uma reuniãozinha na biblioteca pra tomar glug (vinho adocicado e servido quente, tradicionalmente bebido apenas em dezembro) marcou o encerramento.

Felizmente, para mim o semestre acaba muito bem. Não, não terminei a tese ainda, mas ela está bem encaminhada. Quase toda a parte argumentativa está pronta. Falta escrever apenas um sub-capítulo, a conclusão, o sumário e a bibliografia. Diria, assim, que está 85% concluída. O mais importante: estou gostando dela. A defesa deve ocorrer no final de janeiro, pouco antes da graduacão.

O processo de escrever a tese é complicado. Hoje, aprecio os acadêmicos muito mais do que antes de vir pra cá. Para alguns de meus colegas, escrever foi um processo até sereno, mas pra mim foi turbulento. Em alguns momentos, violento. Prazeiroso às vezes, sim, mas nunca constante. Cada dia foi diferente. E ainda não terminei... portanto vamos mudar de assunto.

Quis falar sobre o processo de escrever a tese porque ele me afastou profundamente deste blog. A tese quase sempre me tirava o prazer do blog. E sem prazer, não havia sentido. Assim, várias coisas tão marcantes neste semestre ficaram de fora do blog. Então, pra que eu não me esqueca delas no futuro, vou relembrá-las, pelas fotos, aqui.

Aniversário de Negosawa em Copenhagen:



Oktoberfest:






A beleza outonal de Lund:




Brincadeiras no museu:




Dachau, campo de concentracão nazista:




Upsalla, a outra importante cidade universitária sueca:



Festinhas de despedida:




1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Ulysses,

Belas fotos hein. Essa com Negosava já valeu o dia!

Vc esteve num campo de concentração na Alemanha? O que achou?

Abraço.

10:06 PM  

Postar um comentário

<< Home